Em caso de emergência ligue.    Defesa Civil - (21) 2789-6034 / 199 - Bombeiros - 193

Informações e Serviços

Estágio de Chuva e Fogo


Image Description

Chuva

Vigilância

Image Description

Fogo

Risco Baixo

Estágio de Chuva

Atualmente o Município funciona com 4 estágios: Vigilância, Atenção, Alerta e Alerta Máximo. Segue abaixo a descrição de cada um deles.

Vigilância

Ausência de chuva ou chuva fraca, com pouca a nenhuma possibilidade de intensificação para as próximas horas. Os agentes da Defesa Civil realizam o monitoramento das condições meteorológicas.

Atenção

Chuva moderada ocasionalmente forte/muito forte, com possibilidade de continuidade e/ou intensificação nas próximas horas. Podendo causar pontos de alagamentos e deslizamentos isolados, gerando transtornos para a cidade. Nesse estágio os agentes da Defesa Civil estão em comunicação com todos os órgãos municipais que atuam na mitigação dos danos causados pela chuva.

Alerta

Chuva forte ocasionalmente muito forte, com possibilidade de continuidade e/ou intensificação nas próximas horas. Podendo causar alagamentos e deslizamentos generalizados em várias regiões da cidade. Neste estágio as equipes de emergências já estarão atuando a fim de, garantir a segurança da população que se encontra em locais de vulnerabilidade.

Alerta Máximo

Chuva muito forte registrada nas últimas horas, com alta possibilidade de continuidade e/ou intensificação nas próximas horas. Neste estágio as equipes de emergências da prefeitura e agentes da Defesa Civil atuam nas ações de respostas, visando socorrer e auxiliar as pessoas atingidas; reduzir os danos e prejuízos; e garantir o funcionamento dos sistemas essenciais das comunidades e população.

Estágio de Fogo

A ocorrência de incêndios na vegetação relaciona-se diretamente com dois tipos de fatores: os de caráter permanente (material combustível, tipo de floresta e topografia) e os de caráter variável (condições climáticas, como por exemplo, a umidade relativa do ar e a temperatura). Com base nesses fatores foram desenvolvidas fórmulas para cálculo do Índice de Risco de Incêndios Florestais (IRI). No âmbito das UCs Estaduais, adotou-se o Índice de Angstron, sendo divulgado diariamente pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Corpo de Bombeiros (CBMERJ).
Calculado a partir das informações meteorológicas, o índice é dividido em três níveis (Baixo, Médio e Alto), que serve de subsídio para as instituições se prepararem preventivamente no caso de possíveis ocorrências de Incêndios Florestais no Estado do Rio de Janeiro. Índices específicos são divulgados diariamente pelo Centro de Informações de Emergências Ambientais (CIEM) e pela Gerência de Guarda-Parques (GGPAR) para as seguintes regiões: Região Costa Verde, Região Médio-Paraíba, Região Serrana, Região Metropolitana, Região dos Lagos e Região Norte. Segue abaixo a descrição de cada um deles.

Risco Baixo

Condições mínimas para ocorrência de incêndios florestais.

Risco Médio

Condições intermidiárias e facilitadoras para ocorrência de incêndios florestais.

Risco Alto

Condições críticas para ocorrência de incêndios florestais.